Acidentes e imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. Para isso, conta-se com um bom seguro, que pode ser residencial, automóvel, empresarial ou qualquer outro tipo. O importante é evitar prejuízos. E é aí que entra o sinistro!
Não é um bicho de sete cabeças, mas nem todo mundo consegue lidar bem com as exigências legais para se obter o ressarcimento destes danos, justamente porque os trâmites são bastante burocráticos.
Em primeiro lugar, se você sofreu algum dano que envolva um bem segurado, descrito no contrato ou na apólice, entre em contato imediatamente com seu corretor para que as medidas sejam providenciadas.
Faça um boletim de ocorrência (ele pode ser feito online através deste link), e só comece a reparação deste bem após a autorização prévia da seguradora, garantindo assim o ressarcimento. Até mesmo para saber se a indenização será parcial ou total.
Todo sinistro requer a apresentação dos seguintes documentos:
Em alguns casos, a seguradora pode exigir mais documentos, além de testemunhos e uma perícia para verificar a ocorrência. Quanto ao prazo para o pagamento da indenização, dependerá das circunstâncias. Se a mesma for parcial, o segurado fica responsável pelo acerto da franquia; a seguradora paga o reparo diretamente para a oficina. Os trâmites ocorrem, geralmente, em até dois dias a contar do sinistro. Entretanto, no caso de “perda total”, o prazo pode chegar a trinta dias corridos a partir da data de entrega dos documentos. Esse tempo pode variar se forem necessários maiores informações.
Mesmo sendo o ideal para a cobertura de qualquer prejuízo ao bolso e danos ao bem, nem todo mundo consegue investir em um seguro completo. Pensando nisso, a Paiva & Campos oferece diversas opções feitas sob medida para cada perfil.
Além disso, aqui você pode contar com a nossa Assessoria Jurídica e acompanhamento detalhado dos processos que envolvem a proteção dos seus bens, desde a escolha da seguradora, até o atendimento nos casos de sinistro. Aproveite e solicite sua cotação aqui!